Marco ao futuro de Araranguá

Foto montagem de simulação do monumento
Um dos principais cruzamentos do município de Araranguá, localizado no sul do estado de Santa Catarina (Brasil), tem desde 2000 um monumento em homenagem ao futuro da cidade.

A rótula construída entre as avenidas Sete de Setembro e Getúlio Vargas, na entrada do calçadão no centro, abriga a obra do artista  Vicenzo Berti. O monumento, que tem cerca de nove metros de altura, se chama Marco ao Futuro de Araranguá. A obra foi acabada em meados de dezembro de 2000 e inaugurada com solenidade pública.

De baixo custo segundo seu autor, o monumento foi construído com materiais comuns na contrução civil. Foram usados concreto, tubos para saneamento, além de outros materiais para construir uma espécie de seqüência de cilindros postos lado a lado em forma de espiral. O cilindro ao centro será destacado dos demais o que, para Berti, representa os objetivos coletivos e individuais da população. As dimensões da obra ocuparão o espaço disponível na rótula. "As formas foram pensadas para que ainda sejam atuais no futuro", explica Berti.

Depois de pesquisar por cinco meses os monumentos em espaços públicos, Berti resolveu enviar suas conclusões à Prefeitura de Araranguá que demostrou interesse pelo assunto. Em mais duas semanas de trabalho, a proposta para a construção do monumento estava pronta. A idéia foi criar um marco que simbolizasse o futuro da cidade.






Projeto do monumento.