1 de jun de 2015

Como aparecer no Google?


Veja neste artigo tudo que você precisa saber para aparecer no Google.
Quem já não se fez esta pergunta? Essa questão é tão presente na Internet neste momento que em alguns países estão sendo discutidas leis antitruste por conta do monopólio que está ocorrendo tanto do Google como de outros serviços de internet como o Facebook, por exemplo.

Mas você está lendo este artigo não por que não gosta do Google, pelo contrário, mas sim porque quer entender como os sites são listados neste buscador. Vamos aos fatos.

Em geral há duas formas de aparecer no Google: a listagem orgânica, também conhecida de natural ou gratuita; e as listas de links patrocinados (Google Adwords), naturalmente paga. Veja abaixo uma explicação sobre cada forma de ser o queridinho da gigante digital da Califórnia.

Listagem orgânica ou natural (gratuita)
É de certa forma um erro chamar esta listagem de gratuita, embora a listagem seja feita sem que se pague ao Google para aparecer, mas mais a frente vou explicar por que a listagem pode não ser de certa forma manipulada [polêmica].

Antes de qualquer coisa, você tem que entender como funcionam os robots do Google. Sim, eles não têm a cara do Agente Smith do filme Matrix, mas estão 24 horas por dia e 7 dias por semana vasculhando TODOS, sim, todos mesmo, os sites da Internet. Escapam apenas os sites e diretórios que tem boas restrições ou se comunicam com estes softwares informando para que eles não indexem certos diretórios.

O Google possui mais de mil servidores espalhados pelo planeta Terra. Isso tudo para agilizar a pesquisa de qualquer ponto do planeta que você estiver. Nestes servidores são armazenados todos os arquivos dos serviços da gigante da Internet (GMail, YouTube, BlogSpot, Google Plus etc) e principalmente os robots de indexação dos sites. Estes robots nada mais fazem do que visitar os sites e indexa-los, formando uma listagem baseada em relevância de acordo com as palavras-chave que você digitou no campo pesquisar.

Mas o que é relevância? Esta é a grande sacada do Google! Eles, além de vasculharem a internet, criaram um algoritmo que tem como maior função realizar uma análise rápida dos dados e informar quais sites são mais interessantes para você.
Grosso modo, bem grosso modo mesmo (Ah, seu eu soubesse!), quem está no topo da lista do Google na listagem orgânica? Várias estratégias de Search Engine Optimization podem ser importantes. Seguem abaixo as mais essenciais:

1 – O site ou página deve possuir itens de código dialogando com os robots.
Quem trabalha com Internet deve conhecer os requisitos que os robots adoram para conversar com eles, inserindo códigos no site para prepará-lo e “falar a mesma língua” destes softwares. O cuidado nos metatags, no título da página, na description do site ou mesmo nas palavras-chave inseridas nos códigos, são os pontos iniciais para dialogar com os robots. Pode-se dizer por exemplo que, se o seu site for melhor em um dos pontos a seguir, o seu site nem precisa ser tão bom assim nos códigos perante os robots.

Este diálogo é tão estreito em muitos casos que nós, desenvolvedores de sites e sistemas, usamos inclusive uma metatag no código do site para falar diretamente com os robots. 

2 – Quanto mais links espalhados pela Internet sendo apontados para a página ou site em questão, melhor.
Neste sentido, um termo é muito importante neste caso: a presença digital do site e página. Em geral, automaticamente os sites mais antigos possuem uma presença melhor, pois são indexados também por outros mecanismos de busca, portais de serviço, listas, parceiros e outros locais da Internet. Isso ocorre muitas vezes sem a participação do proprietário ou da empresa contratada para fazer o site.
Entretanto, pode-se dizer que isso pode ser melhorado forçosamente, buscando incluir na maior quantidade de links na Internet menções ao site que você quer ter melhor listado pelo Google. Mesmo que você consiga milhões de menções, mesmo assim precisará esperar, pois nada pode fazer para agilizar a indexação feita pelos robots do Google. Calma e perseverança são muito importantes neste quesito.

Neste quesito, a inclusão do site da empresa no Google Meu Negócio (antigo Google Places) é importante, pois insere de forma padronizada o posicionamento da sede ou filiais da empresa no Google Maps. Em geral para as pesquisas que incluem nomes de cidades, entre a listagem de anúncios e a lista orgânica é apresentado o mapa com os pontos de empresas que tem mais relevância em conjunto com o nome da cidade procurada. Não deixe de pedir ao profissional que fez o seu site para que ele insira sua empresa no Google Meu Negócio. É necessário validação por um código que é repassado ao telefone fixo da empresa e, em alguns casos, esta validação é feita também via correspondência física enviada para o endereço da empresa.

3 – Quanto mais visitação seu site tiver, mais será considerado relevante.
Apenas um dos pontos importantes, que isolado não leva a nada.
Darei um exemplo de como isso é importante. Caso você dê uma entrevista em algum veículo de comunicação de grande massa como a TV, num horário nobre em uma abrangência nacional e indicar a visitação de seu site, a enxurrada de visitas não só pode derrubar seu servidor como também aumentar significativamente sua relevância, pois seu site está sendo visitado por uma quantidade imensa de dispositivos com IPs (Internet Protocol) diferentes.

4 – Conteúdo
Assim como nos códigos do site, os robots adoram conteúdo. 

Conforme os anos se passaram, os algoritmos do Google foram aprimorados para dar cada vez mais importância ao conteúdo textual inserido dentro dos sites. Neste sentido, se for possível, invista mais neste último ponto do que em todos os itens anteriores. Quanto mais conteúdo relevante você disponibilizar ao seu público, melhor será sua presença digital. Mas fique atento, pois estratégias de inbound marketing não dão retorno em curto prazo, mas em médio e longo prazo.
Por que você acha que eu estou escrevendo este texto? Claro que quero explicar a você tudo o que prometi no título do texto, mas você está neste momento acessando o site da empresa que eu represento e pode ser um dos meus futuros clientes, se ainda não for. Caso nunca vá se tornar cliente da EquipeDigital.com, pelo menos me deu uma visita ao site e ajudou os robots a identificar de forma positiva esta página a qual você está lendo este texto. Em outras palavras, enquanto eu estou lhe ajudando a se informar sobre como aparecer no Google você está me auxiliando a melhorar a indexação do site da minha empresa a se tornar mais relevante na Internet. Por falar nisso, obrigado e ao mesmo tempo de nada!

Em geral posso dizer que a melhor coisa que você pode fazer para investir em conteúdo é contratar uma assessoria de imprensa se tiver uma empresa ou instituição de médio para grande porte e, se for uma empresa ou instituição menor, invista na contratação de uma empresa ou profissional de social media para trabalhar com o conteúdo publicado em seu site e também nas redes sociais.
Uma expressão muito utilizada atualmente é que “O conteúdo é rei”. Muito provavelmente a importância do conteúdo é e será por longos anos o caminho para uma boa estratégia de marketing digital. Isso ocorre porque não trata-se de uma estratégia do velho outbound marketing, em que apenas anunciamos um produto ou serviço, mas se trata de uma troca, onde o público contrata a empresa pois consumiu um conteúdo interessante para só depois pensar em contratá-la (inbound marketing).

Invista em conteúdo e nunca se esqueça de que o planejamento é crucial e sem ele você não chegará a lugar algum.

Como anunciar nos links patrocinados (Google Adwords)
O Google Adwords é uma ideia que surgiu de um funcionário que hoje é sócio deste produto na época que a listagem do Google era apenas orgânica. Claro que um dia eles precisavam monetizar esta listagem, que hoje além dos links patrocinados também gera receitas com vendas de dados para grandes corporações do mundo todo.

Para anunciar, basta ter um site ou perfil de rede social e fazer as configurações da campanha. Quando surgiu no início do Século XXI, o serviço de anúncios passou rapidamente a ser a maior fonte de receita da empresa, com mais de 90% de contribuição no faturamento geral da empresa.
O serviço foi revolucionário, pois os anúncios só aparecem se o potencial cliente estiver procurando pelo que o anunciante vende e este por consequência só paga ao Google caso o interessado clicar no anúncio veiculado. Além disso, o Adwords utiliza os algoritmos da busca orgânica para avaliar os sites dos anunciantes e fazer uma relação de custo por clique necessário e organiza uma espécie de leilão. Aparece no topo quem tem uma relação melhor entre pagar mais por clique e tem uma melhor relevância na página a ser visitada pelo público.

Para quem tem uma verba de publicidade pequena foi a redenção, pois ao contrário de veículos tradicionais de comunicação onde se paga sem garantia alguma de que seu público verá o anúncio, no Google Adwords o investimento praticamente sempre dá retorno. E mais, há toda uma possibilidade de avaliação de métricas de quais palavras-chave e anúncios tiveram melhor desempenho.
Pode-se dizer que os anúncios em links patrocinados no Google deram a possibilidade de que pequenas e microempresas pudessem aparecer no mesmo nível de importância do que grandes corporações. Em certa forma se tornou rapidamente uma forma mais democrática de publicidade.
O Google nunca vai dizer isso publicamente, mas é sabido que o investimento em links patrocinados melhora substancialmente a indexação na listagem orgânica ou gratuita. Seja porque o site naturalmente passa a ter mais visitação por conta das visitas oriundas dos anúncios, como pelo fato de que o Google tem mais retorno se o site do anunciante for mais visitado.

Se você quer anunciar, pode fazer isso diretamente com o Google, investindo apenas o valor de veiculação dos anúncios. Entretanto, caso queira focar seus esforços nos seus negócios, sugiro contratar um profissional especializado para criar, gerenciar e aperfeiçoar sua campanha. Com isso você pode contar com a assessoria de uma empresa para ficar atenta e principalmente manter seu site no topo da listagem de anúncios. Como se trata de um leilão, se você não aperfeiçoar sua campanha, fatalmente terá os anúncios rebaixados e terá menor retono.

Seja para criar seu site ou sistema, melhorar sua presença digital, anunciar no Google ou mesmo trabalhar com o conteúdo de seu site, conte com a nossa equipe de profissionais especializados. Muitas vezes com um investimento pequeno em comparação a possibilidade de retorno que você pode ter, nós podemos montar uma campanha para aumentar suas vendas e a visibilidade de sua marca perante seu público prioritário.
Clique aqui e faça contato com a nossa empresa


Vicenzo Berti - EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside.




Nenhum comentário:

Postar um comentário