3 de jul. de 2015

Inteligência competitiva para projetos de Internet

Como analisar o mercado para iniciar ou manter seu negócio 

Seja para a gestão de empresas já consolidadas ou para novas empresas que estão ainda sendo planejadas, a inteligência competitiva é a forma mais indicada para identificar e analisar dados importantes sobre o mercado, a concorrência e principalmente as tendências, para que seja possível a tomada de decisão com riscos calculados.

Desde a análise de mercado, passando pela avaliação de um modelo de negócios e a aplicabilidade do planejamento para a empresa, a utilização da Inteligência Competitiva dá a percepção mais precisa para oportunidades, riscos e ameaças para que seja feita uma estratégia competitiva embasada.

Oriunda da ciência da administração de empresas, este conceito já é amplamente utilizado por grandes empresas, que dedicam departamentos inteiros à avaliação do mercado como um todo. Já existem profissionais especializados e entidades como a Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC) e a Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP).

Jacobiak define Inteligência Competitiva como "atividade de gestão estratégica da informação que tem como objetivo permitir que os tomadores de decisão se antecipem às tendências dos mercados e à evolução da concorrência, detectem e avaliem ameaças e oportunidades que se apresentem em seu ambiente de negócio para definirem as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas às estratégias de desenvolvimento da organização" (In: GOMES; BRAGA, 2001, p. 26).

O que mais se busca na IC é a pró-atividade, para que sejam antevistos cenários de dificuldades e/ou projeções para futuras ampliações de ação e outras estratégias para permanência no mercado e também crescimento sustentável. Na gestão de empresas é comum o comportamento reativo, onde se espera ocorrer uma dificuldade para se buscar a solução. Com a Inteligência Competitiva este comportamento é minimizado dando lugar ao planejamento, antevendo situações e suas respectivas soluções mais indicadas.

Veja pontos importantes levantados pela IC:
- Prever movimentos da concorrência e mover ações para minimizar os impactos;
- Perceber, no mercado, oportunidades ou ameaças nunca avaliadas pela empresa;
- Fazer planejamento em longo prazo para um bom planejamento estratégico;
- Não depender dos próprios erros, em vez disso perceber os erros que a própria concorrência possa ter cometido;
- Perceber de forma mais precisa a repercussão das próprias ações perante o mercado;
- Tornar o modelo de negócios cada vez mais sustentável e perene.

Em projetos de internet é comum o postulante e empreendedor ser tomado pela onda de grandes projetos que deram milhões - quando não bilhões -, a seus criadores. Muitas vezes os empreendedores se esquecem completamente de que um negócio de Internet não deixará nunca de ser um negócio como outro qualquer, com contas a pagar, contas a receber, funcionários e outros detalhes normais de quaisquer projetos. Não há solução mágica neste maravilhoso mundo da Internet, apenas muito planejamento e esforço, que são fatores cruciais para o sucesso de um projeto web.
Independente de quem seja contratado para prestar uma assessoria de IC para o seu projeto, analise criteriosamente esta necessidade e não deixe de incluir este investimento no seu plano de negócios. Quanto mais ousado é o projeto, mais ele precisa ser planejado para que sejam minimizados riscos e ameaças a sua sustentabilidade.

Na EquipeDigital.com, onde desenvolvemos sites e sistemas web, em quase vinte anos de experiência na assessoria a empreendedores que querem montar seu projeto web, costumamos sempre prestar uma breve assessoria de Inteligência Competitiva, independente do tamanho do negócio. Desta forma, não atendemos o cliente apenas para captar os requisitos do projeto e montar um orçamento sem compromisso, mas também para entender sua proposta, seu modelo de negócios e avaliar em conjunto se sua proposta é sustentável. Após a contratação, buscamos trabalhar como parceiro do cliente, pois o sucesso de seu projeto será o sucesso de nossa empresa.

Mais do que apenas desenvolver o site ou sistema para a empresa contratante, dedicamos algumas horas para a assessorar seu negócio. É muito menos impactante para o tempo e o bolso do cliente se um erro de mercado for detectado no planejamento do projeto do que após a sua implementação. Há toda uma cadeia de ações que demandarão muito tempo, capital e principalmente esperança da parte do empreendedor. Avaliar exatamente como, se e quando os motores serão ligados, é crucial para qualquer projeto, seja dentro ou fora da Internet.

Tempo e fosfato investido em planejamento significa sucesso em quase todos os projetos.
Entre em contato para que possamos conversar sobre o seu projeto. 

EquipeDigital.com é uma empresa da área da tecnologia da informação que desenvolve sites e sistemas para pequenas, médias e grandes empresas. Seus profissionais trabalham desde 1997 com projetos de internet e já auxiliaram mais de 200 clientes satisfeitos a obterem retorno do seu investimento.


Vicenzo Berti - EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside.


Nenhum comentário:

Postar um comentário