30 de jul. de 2014

7 erros frequentes a serem evitados em currículos


Há pelo menos 20 anos tenho feito seleção de estagiários e profissionais para as áreas de administração, tecnologia, design e comunicação. Neste tempo todo o que mais vi não foram currículos elaborados para a vaga em aberto, mas sim compêndios de conhecimentos e realizações, além de observações que nada tem a ver com a vaga.

Em todas as seleções que participei as vagas foram preenchidas com candidatos aptos e excelentes (um abraço e obrigado a todos), mas na grande maioria dos casos os currículos não eram nem mesmo adequados para a vaga.

Veja abaixo alguns erros típicos que você pode evitar na hora de planejar, redigir e diagramar seu currículo, seja para o envio para vagas em aberto ou para bancos de talentos. 

1 – Nem sempre o mais simples é o melhor
Sim, você tem que ser o mais objetivo e sucinto possível, apresentando o menor e mais eficiente currículo que possa. Mas isso não quer dizer que você deve apresentar uma simples folha de papel redigida em Times New Roman corpo 12 em fundo branco.]

Invista na diagramação de seu currículo. Mesmo para áreas e cargos mais exigentes e sérios existem vários formatos com uma apresentação ímpar e com tópicos bem apresentados.
Se você é da área de design e comunicação, busque diagramar seu currículo com fundos diferenciados e tópicos com ícones para ressaltar como você é criativo mesmo em seu currículo. Se for de uma área mais séria, que exige um formato mais sóbrio, invista na contratação de um profissional ou amigo da área de criação para que seu currículo possa se destacar dos outros candidatos.

Claro que o que importa é o conteúdo do seu currículo. De nada adianta ter pouca ou quase nenhuma experiência e ter o currículo bonitão. Mas se o seu currículo tiver conteúdo e boa apresentação, for criativo mesmo que para uma área mais sóbria, pode ser um bom critério de desempate para o selecionador chamá-lo para uma entrevista. 

2 – Não aparente viver no Século XX
Invista na maior quantidade de canais de comunicação possível. Na era da Internet, soa estranho um designer, publicitário e outros profissionais da área de criação não terem um portfólio digital, assim como qualquer outro profissional ou estudante em busca de oportunidades no mercado de trabalho não ter seu currículo online.

Seja no LinkedIn ou em outro site ou rede social, você deve mostrar seu perfil e trabalho ao mundo. De quebra, no LinkedIn, o selecionador pode acessar as recomendações de seus antigos chefes e colegas de trabalho.

Quando for solicitado o envio de portfólio, envie o link de seus trabalhos.
Para o currículo, “pelamordedeus”, nunca envie um “.doc” do Microsoft Word. Sempre dê preferência pelo envio de PDFs ou também por currículos online (LinkedIn e outros).
Dê a impressão de ser uma pessoa conectada e entrosada com os novos (nem tão novos assim) meios de comunicação. 

3 – Não apresente experiências que não tem relação com a vaga
Omita experiências que sejam muito fora da área da vaga. Faça o seu currículo o mais focado na vaga possível.

Se a vaga for para analista de marketing, não adianta mostrar que há três anos você foi um garçom e atendeu como recepcionista de um hotel. Claro que estas experiências colaboram para seu entendimento do mundo e até podem vir a colaborar para seu trabalho na futura vaga, mas muitos selecionadores podem ver isso com maus olhos, achando que você demorou muito para entrar no mercado de trabalho para a área de trabalho em questão.  

Sempre que possível, pense no perfil do selecionador, da empresa e, sobretudo, da empresa que você está interessado em trabalhar. Na redação de seu currículo você perceberá que tudo muda quando temos em mente quem fará a leitura de seu currículo.
Lembre-se, o que não importa, não interessa no currículo. 

4 – Se for bonita(o), deixe para impressionar na entrevista
A menos que tenha sido solicitado, não coloque em seu currículo algo que não foi solicitado, como foto, seu CPF, RG, CNH e outros dados.

No caso da inserção de sua foto, quase sempre pode parecer que você quer impressionar pela aparência e não pelo que você sabe ou é capaz. Em alguns casos é imprescindível uma boa imagem, mas deixe para impressionar na entrevista.

Tenha um foco sempre no que a empresa terá de retorno com sua entrada na equipe. Você contrataria alguém pela aparência física em detrimento dos conhecimentos exigidos (não vale vaga de modelo)?
A menos que você tenha pressa e prazo para o envio do currículo, redija-o e mostre a outras pessoas de confiança. Uma boa tática é salvá-lo e ler no outro dia para ter outra percepção do que você escreveu. 

5 – Nunca minta sobre idade, nível e itens de seu conhecimento
Não vale a pena passar pela péssima experiência de pagar mico dizendo que sabe falar inglês e na hora o entrevistador descobrir que você nem sabe o elementar.

Fale mais sobre suas qualidades, experiências e nos resultados alcançados por você nas últimas atividades profissionais do que em algo que você ainda não pode dizer que entende.

Lembre-se: se você é bom naquilo que a empresa procura, o que importa é se você é uma boa pessoa que vai agregar valor e dar retorno à equipe a qual quer trabalhar. 

6 – Não aparente estar louco pela vaga
Comentários em seu currículo ou mensagem de email que denotem que você está desempregado ou loucamente disponível podem denegrir todo conhecimento que você tenha, mesmo que seja focado na vaga.

O que o recrutador entenderá de algumas frases típicas dos currículos: 

O que você pensou em dizer: Tenho disponibilidade imediata
O que o recrutador entenderá: Estou desempregado, desesperado ou estou louco para sair do atual emprego.
O que você deve dizer ou escrever: Dependendo dos planos da empresa para início dos trabalhos, estarei disponível mesmo reavaliando outros compromissos.  

O que você pensou em dizer: Gostaria muito de trabalhar nesta empresa.
O que o recrutador entenderá: Por favor, me selecione o mais rápido possível.
O que você deve dizer ou escrever: Avaliei bastante os valores e objetivos da empresa e acredito que poderia agregar valor nesta equipe e obter excelentes retornos à empresa.

7 – Não tente impressionar
Nunca, definitivamente nunca, aparente mostrar que você deu uma de espião e sabe tudo sobre a empresa e muito menos os nomes e cargos dos membros da equipe. Isso pode demonstrar que você está interessado até demais na vaga.

Faça sua avaliação da empresa, mas não utilize isso para tentar mostrar que você é melhor para a vaga. Utilize a pesquisa sobre a empresa para formular de forma mais focada o seu currículo.

Em geral, mostre o que você tem de melhor desde que seja interessante para a empresa, para o recrutador e para você mesmo. Antes de pensar no que escrever, pense se você contrataria a si mesmo para a vaga em questão. 

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Vicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com em Florianópolis/SC e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil e no exterior. 



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