2 de set. de 2014

5 motivos para você ter um site responsivo (ou responsive)

Você deve estar pensando “credo em cruz esta Internet inventa um novo termo a cada segundo!?”.
Lá em 1998 quando eu e meus amigos nos aventurávamos a criar, desenvolver e publicar nossos primeiros sites na Internet, na mesma época em que líamos emails no Telnet com a tela preta e letras verdes a la Neo do Matrix, as telas de desktops tinham uma pequena variação de tamanho, 14 ou 20 polegadas (de tubo, claro) e as resoluções não passavam de 1024 x 768 pixels, sendo as mais utilizadas 800 x 600 pixels.

Telas de TV e monitores de Plasma, LCD e de LED, além de smartphones, tablets, notebooks e netbooks ainda eram uma ficção científica muito distante.

A grande variação de tamanhos e resoluções de tela é tão ampla que exigiu que os profissionais da web recorressem a uma única solução para criação de sites que fossem utilizados em dispositivos de diferentes fabricantes.

Foi neste cenário que o webdesigner e escritor Ethan Marcotte cunhou o termo "web design responsivo" (RWD), em um artigo da A List Apart. Embora passassem dois anos, foi em 2013 que o site Mashable afirmou que seria “o Ano do design responsivo” (Year of Responsive Web Design). No decorrer de 2013 a revista Forbes fez uma reportagem intitulada “Por que você precisa priorizar o design responsivo agora mesmo” (Why You Need to Prioritize Responsive Design Right Now).
Em 2014, com a guerra entre fabricantes de smartphones, TVs e tablets para lançar novos dispositivos cada vez mais potentes e versáteis, temos hoje inúmeros motivos pelos quais devemos apostar cada vez mais em sites responsivos. Veja abaixo a lista e os motivos definidos por nossa equipe.

1 – É mais caro, mas pense que um recurso de ponta vai durar mais
Assim como você deve pensar em comprar um computador com mais processamento e armazenamento para mantê-lo útil por mais tempo, sugerimos que pense o mesmo do desenvolvimento de um site responsivo. Custa mais caro, pois os designers e principalmente os desenvolvedores (programadores) passam mais tempo para planejar o layout e a implementação de seu site e sistemas que serão instalados nele, mas vale muito em longo prazo. Além disso, você corre o risco de desenvolver um site simples agora e acabar sendo pressionado pelo mercado para desenvolver um site responsivo a curto ou médio prazo.
Custa mais caro, mas você permanecerá com seu lindo site responsivo por mais tempo.

2 – Você nunca saberá em qual dispositivo seu cliente está usando
Na medida do possível seu cliente deve sempre ter a melhor impressão e experiência quando tiver acesso aos canais de comunicação de sua empresa. Com um layout responsivo você poderá apresentar formas mais adaptadas às telas de diversos tamanhos, tendo como o foco principal o usuário (cliente).

3 – Tela cheia nunca é demais quando se quer impressionar
O cliente visita seu site através da TV nova de LED 46 polegadas que ele acabou de comprar e vê seu site pequeninho no meio da tela. Que tal se ele acessasse seu site e o conteúdo fosse apresentado em tela cheia, enchendo a sala de estar dele com as imagens de sua empresa, produtos ou serviços? Bem diferente, não é mesmo?
Se você trabalha com um nicho de mercado que exige o uso de fotos como moda, fotografia, design, o uso de um site responsivo é quase oxigênio atualmente, pois você realmente precisa impressionar, seja pela experiência do usuário que é exigente como pelas belas imagens que deve apresentar de sua empresa.

4 – Ajude o Google a gostar de seu site
Claro que ninguém sabe exatamente como funciona o algoritmo do gingante da Internet, mas vários indícios levam a crer que o Google prioriza sites que são adaptados aos tamanhos diferentes de tela, justamente porque isso demonstra que este site é mais atual e relevante.
Não custa dar uma ajudinha para que seu site fique bem na foto perante o oráculo digital.

5 – Tendência frente aos concorrentes
Nunca é demais impressionar o cliente mostrando que você está à frente de seus concorrentes. Pense no seu cliente em potencial entrando em seu lindo site responsivo e depois visitando o site simples de seu concorrente. Seu site é a primeira fachada que seu cliente verá de sua empresa, quer sejam suas atividades apenas online, apenas offline ou inline (offline e online).
O mercado pressiona os desenvolvedores de internet a mudar suas estratégias e tecnologias, pois os tamanhos de tela vêm aumentando cada vez mais. Ou melhor, aumentaram com os monitores e televisores conectados à Internet e depois reduziram, com os smartphones e tablets. Em 2017 visitar um site não responsivo será como hoje acessar um site feito para resolução de 800 por 600 pixels, apresentando os conteúdos no meio da tela de forma bem estreita.

Procure sempre a assessoria de empresas ou profissionais que estão trabalhando com a ponta da tecnologia online. Caso a empresa não desenvolva sites responsivos, faça contato com outras empresas.

O responsivo veio para ficar e dominará o desenvolvimento web por longo tempo, pois cada vez mais temos variações de telas e dispositivos no mercado.

Vamos fazer um site responsivo? Entre em contato com a EquipeDigital.com e faça já um orçamento sem compromisso. Se tiver dúvidas sobre este artigo, entre em contato :)

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Vicenzo Berti é sócio fundador da EquipeDigital.com em Florianópolis/SC e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil e no exterior.

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