19 de set. de 2014

8 Dicas importantes para criar o primeiro site de sua empresa

Segundo o Sebrae, o Brasil possui cerca de 5,7 milhões de pequenas e médias empresas contando com micro empreendedores (empresas ou individuais), mas deste número apenas 20% tem uma presença digital e seu básico website.

Sendo assim, 4,5 millhões de empresas ou micro empreendedores individuais ainda não têm uma forma de se comunicar com seus clientes e principalmente aparecer quando estão sendo procurados em mecanismos de busca.

Hoje, mais do que nunca, até a pessoa mais avessa ao mundo digital se rende a procurar algum produto ou serviço no Google para achar o melhor fornecedor, preço ou serviço.

Veja abaixo oito dicas que ajudarão você a colocar sua empresa no meio online.

1 - O que você faz?
Uma das coisas que mais ocorre com empreendedores que querem fazer seu primeiro site é que pela primeira vez verão a necessidade de revisar a política de apresentação e gestão de sua empresa, incluindo quais produtos, serviços, preços e prazos devem divulgar. É uma ótima oportunidade para rever algo que, agora pode ser feito de forma mais eficiente. Seja qual tipo de site e nicho de mercado atue, se sua marca não for conhecida, na primeira vista ele precisa mostrar claramente o que você faz, para o visitante não ter dúvida sobre o que sua empresa oferece. Além disso, os robôs digitais do Google vão adorar posicionar seu site de uma melhor forma caso você use claramente na primeira página palavras-chave que seus clientes buscarão em sua ferramenta de pesquisa. Exemplo: se você tem uma escola de idiomas, insira claramente na primeira página algo como “Cursos de inglês, espanhol, italiano e mandarim”. Se preferir, pode aproveitar para apresentar algum diferencial, como “Cursos de inglês, espanhol, italiano e mandarim em 12 meses”.

2 - O que a concorrência anda fazendo? 
Pesquise muito sobre o que a concorrência anda fazendo. Saber o que não fazer muitas vezes é o primeiro passo para monstar sua estratégia online.

3- Não faça rodeios!
Não importa o que você ofertará para o público, apresente sempre de forma rápida, simples, objetiva e eficiente o que você deseja mostrar. Evite muito linguagens rebuscadas, pois nem sempre seu público usa os termos técnicos ou específicos de seus produtos ou serviços.

4- Apresente um atendimento simples e rápido
Você está no site de uma empresa e quer entrar em contato para tirar uma dúvida, mas o endereço, número de telefone ou email não se encontram à vista. Que tal? Como você se sentiria frente ao desejo de comprar algo neste site ou com esta empresa?

5 - Identidade visual
Se você ainda não investiu na criação de uma identidade visual para o seu negócio, faça isso antes mesmo de pensar seu site. Seja para seu cartão de visitas, panfletos, fachada da loja, cardápio, site, fanpage do Facebook ou mesmo para o uniforme de seus funcionários, você deve mostrar ao cliente que tem uma marca forte, bem planejada e que representa um produto ou serviço que deve ser contratado. Investir na contratação de um profissional que faça um planejamento a longo prazo do uso de sua marca em vários canais é uma das primeiras estratégias de negócio que você deve ter. O nome fantasia de sua empresa será a porta de entrada dos clientes.
Já ouviu falar que nós comemos pelos olhos? Esta expressão não inclui apenas os produtos do ramo de alimentos; ela também pode, e deve, ser utilizada para quaisquer empreendimentos.
Ah, e não custa sugerir que vale a pena investir na contratação de designers ou webdesigners, e não nos famosos “sobrinhos”. Muitas vezes freelancers e “sobrinhos” acabam por mudar de ramo de atividade ao longo do processo e você e sua empresa ficam a ver navios. Se puder, contrate uma empresa para poder contar com ela quando for necessário.

6 - Invista em qualidade e não apenas em quantidade
Sempre que possível leve em consideração que comemos pelos olhos, como já citado. Apresente em seu site imagens que agreguem valor ao seu negócio. Elas podem ter sido captadas por você, por profissionais ou podem ser compradas em bancos de imagem.

Cada centavo do valor investido na produção ou compra de uma bela imagem retornará em vários múltiplos para sua empresa. Não economize centavos com a apresentação de sua imagem na Internet. O poder do clique, tão falado no início da Internet comercial na década de 1990, dá ao visitante a escolha rápida de simplesmente fechar a janela em que está aberta a tela do seu site e ir para o site da concorrência.

Em se tratando da maioria de sites comerciais, menos sempre será mais. Seja objetivo para seu possível cliente faça uma rápida absorção de conteúdos e decida pela compra.

7 - Seja amigo dos robôs do Google 
Ninguém está falando para você abraçar o Homem de Lata do Mágico de Oz ou a Rosie dos Jetsons, mas quanto mais você souber como são programados os robôs do Google, mais seu site será mostrado para o seu público.

A grosso modo, quanto mais links de domínios diferentes seu site tiver como referência na Internet, mais ele será considerado pelos algorítmos do Google como relevante para o seu público. Se você puder destacar alguém da equipe ou contratar uma empresa para criar e publicar conteúdos sobre o seu nicho de mercado em seu site e nas redes sociais, melhor o posicionamento de seu site no Google. Com estratégias de criação de conteúdo bem planejadas e publicações periódicas, o Google está entendendo que você pode ser uma potencial referência para o assunto tratado em seu site e acabará por mostrá-lo na frente de tantos outras referências.
Nunca, nunca mesmo, copie e cole textos que acha na Internet, fazendo plágio de outros autores. Além da ação indevida, seu site ficará mal posicionado nas buscas, pois os motores de busca sempre comparam textos similares e identificam o primeiro como o mais relevante.
Caso queira copiar um bom texto, sempre cite a fonte para que dê créditos para o autor e não seja mal posicionado nos buscadores da Internet.

8 - Contrate parceiros, não apenas fornecedores
Na escolha por quem contratar para fazer seu primeiro site, dê preferência para empresas que possuam uma equipe para lhe atender. O namoro será longo e você precisa de um parceiro que lhe dê segurança para a caminhada.

Leia mais sobre quem contratar neste outro artigo “Como contratar um designer ou programador para fazer meu site?

No mais, sucesso e felicidades com seu primeiro site e conte conosco para esta nova empreitada.

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Vicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis, Santa Catarina.

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