27 de mar. de 2011

Como fazer sites (para empresários e autônomos)

Calma! Este post não é para você que já tem a manha de html, css, javascript, Adobe Flash, PHP, Java e as inúmeras tecnologias que são necessárias para se fazer um bom site. Este post é destinado aos empresários, autônomos e todas as pessoas que querem fazer seus sites e não sabem por onde começar.

Depois de mais de uma década trabalhando com inúmeros projetos, percebi que realmente não existem regras para se fazer sites, mas existem algumas regras gerais que são unânimes para todos os projetos.

Vamos a algumas dicas:
  1. Saiba exatamente o que você pretente. A menos que você tenha alguém experiente a disposição para lhe ajudar a pensar nisso, reserve você mesmo um tempinho, uma folha de papel e uma caneta para pensar em tudo que você deseja apresentar em seu site. Navegar em outros sites é legal, mas bom mesmo é você pensar no que quer apresentar.
    Saber o que se quer reduz o tempo de projeto e minimiza qualquer ajuste drástico no meio do processo.
  2. Depois de pensar exatamente o que você deseja, procure uma empresa experiente para lhe fazer um orçamento sem compromisso com base no que você idealizou no passo 1.
    O correto é a empresa lhe atender pessoalmente, assim você já pode "sentir" como funciona o atendimento do pessoal e ver qual a estrutura da empresa. Muitos sites apresentam uma empresa gigante mas que no final é um autônomo em seu home office sozinho. Para alguns casos pode adiantar, mas se você tem uma empresa, invista em uma empresa de sites que pode lhe atender pelo menos em horário comercial e com endereço fixo.
  3. Analise o portfólio da empresa, a fim de identificar projetos similares e qualidade no trabalho que eles desenvolverão para você e sua empresa.
  4. NUNCA, nunca mesmo, contrate alguém que diz que vai lhe apresentar algum projeto gráfico ou o site já pronto antes do contrato ser assinado. Somente péssimos profissionais apostariam em arriscar só receber se o cliente aceitar o resultado final. Bons profissionais são avaliados pelo portfólio, fecham contrato e desenvolvem o projeto para você. Caso seja necessário, altera-se o projeto gráfico a fim de atender o cliente. Mas fazer antes... nunca!
  5. Para fazer o site, assine um contrato. É crucial para colocar no papel tudo que será feito.
    Qualquer relação comercial deve ter uma contrato firmado.
  6. Após o contrato assinado, a empresa provavelmente marcará uma reunião para captar o briefing (intenções gerais do cliente) para poder atingir melhor seus objetivos. Sem isso.... o projeto tende a ir para destinos bem longes dos seus objetivos.
  7. Cobre os itens do contrato, mas lembre-se, bons projetos precisam de tempo para serem desenvolvidos. Os prazos devem ser seguidos a risca ou adiantados. Empresas experientes apresentam prazos maiores para nunca, nunca mesmo, extrapolar os prazos.
  8. Quanto ao prazo, se você pedir novas coisas durante o projeto, lembre-se de que o prazo também será alterado, afinal o trabalho leva tempo para ser desenvolvido.
  9. Site pronto? Teste ele, caso ele tenha sistemas. Peça ajustes e divulgue, seu site.
No meio destes itens acima, pretendo detalhar bastante. Mas isso é assunto para vários outros posts e, quem sabe, um livro.

Sucesso em seus projetos!
Se precisar fazer um site, contate a EquipeDigital.com !

Nenhum comentário:

Postar um comentário